29.2.04

#3

"Gosto das pessoas que se perdem: se pudesse também eu me perderia"

Ena Lúcia Portela in cem garrafas numa parede
#2
Força Portugal
há coisas que me desconcertam...
há uns meses, uma série de gajos baldaram-se ao trabalho para ir à bola. a desculpa foi clara: trabalho político.
no entanto, se uma série de outros gajos decide levantar questões dificeis, perguntar, divergir e pôr em causa... os gajos da bola acusam logo, de dedo espetado: querem mexer com questões de consciência individual, querem fazer aproveitamento político.
Forca Portugal!
#1

dia único.
e o meu pai faz 15 anos...

27.2.04

#3

recebi, da parte de Mr Ginger, o mail abaixo transcrito. como este amigo é grande utilizador do sistema de comentários do metrografismos, penso que é justo dar-lhe algum direito de antena.
se derem uma volta pela tasca deste great vodka snifer, não percam os diferentes episódios da sua genial blogonovela, na qual eu próprio começo a ter um papel venezuelano.


--XX--XX--XX--

viva,

sei q este mail n serve para nada

mas mesmo assim devo escreve-lo

.....................................

caro andré metrografista,

a tua (excelente) participación na blogonovala n é + que una forma de
pressao para colocares comentarios no blog

presumo q n cedas a pressoes e/ou chantagens

(espero bem q n o faças. das-me muito jeito assim "casmurrito")

encontrei-te a parceira ideal, q tanbien morre de amores por ti

saudações bloguisticas

ginger ale (aka great vodka snifer)

:P

26.2.04

#2

porque há ideias que são cavalos desenfreados nos sonhos.

Horses

Horses in my dreams
Like waves, like the sea
They pull out of here
They pull, they are free

Rode a horse around the world
Along the tracks of a train
Broke the record, found the gold
Set myself free again

I have pulled myself clear

Horses in my dreams
Like waves, like the sea
On the tracks of a train
Set myself free again

I have pulled myself clear

PJ Harvey, in Storys from the City...
#1

apesar de ser bastante brando com os privados, o autor deste texto traça, de uma forma sintética, o quadro geral da Saúde no nosso país...
sugiro leitura atenta a quem quer perceber o que se esconde por detrás do misterioso sorriso do Sr. Luis Filipe Pereira, ex administrador do grupo mello e actual ministro da saúde.

Um Alerta: Há Doença na Saúde
Por A. REIS MARQUES
público, 26 de Fevereiro de 2004

O Ministério da Saúde seguiu uma estratégia consonante com a política do Governo, cuja linha orientadora dominante é o definhamento do papel social do Estado e a sua substituição pela iniciativa privada. O Estado está a desenvencilhar-se progressivamente das suas obrigações sociais, com o cidadão indefeso perante o poder económico e as forças do mercado, ficando um espectro de devastação da organização, da cultura e da motivação dos profissionais dos vários sectores.

São as receitas neoliberais expandidas a nível global, com o endeusamento do mercado e a subordinação das pessoas e do seu bem-estar às leis que comandam a oferta e a procura.

Sabemos que está na moda o conceito de que nada no mundo moderno pode escapar às determinantes macroeconómicas. Este não é o nosso paradigma, estamos interessados em procurar alternativas.

A economia só é determinante porque pode influenciar o bem-estar do homem. A saúde é para todos um bem inestimável, por isso um direito social que deverá ser garantido sem discriminações a todos os cidadãos. É uma marca determinante de um projecto solidário da sociedade.

O resultado das alterações introduzidas recentemente na saúde está aí: o capital financeiro vai apanhar o grande volume de negócios que este sector representa, com o actual Governo a preparar o clima propício à privatização da maior parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para já, fez uma habilidade contabilística, tirando os défices da saúde do Orçamento do Estado, passando parte dos hospitais a SA (sociedades anónimas). Outros, os novos hospitais a construir, vão sê-lo em parceria com entidades privadas. Os hospitais SA já consumiram o capital social com que foram dotados e, a partir de 2004, vão ter necessidade de novos investimentos, sendo provável a cedência nessa altura de parte do seu capital a investidores privados. Assim, é previsível que grande parte do sector público vá para o privado.

As últimas notícias publicadas na comunicação social sobre os hospitais SA mostram que a sua contabilidade, a forma como estão a operar, os gestores escolhidos, o privilégio que dão a alguns doentes (os que têm seguros), a falta de material que se vai fazendo notar, os problemas ligados aos contratos de trabalho dos funcionários, a selecção adversa que vão praticando são indicadores do desnorte que vai no ministério.

Os actuais responsáveis ministeriais elaboraram também novas leis para a gestão dos hospitais e centros de saúde não SA e, passados quase dois anos, nada aconteceu quanto à eficiência e à eficácia destes serviços. Antes pelo contrário, tudo se conjuga para rapidamente os centros de saúde serem acoplados aos hospitais SA, garantindo-se assim um bolo conjunto de doentes aos futuros compradores destas redes de unidades. A grande novidade é a nomeação em profusão dos homens e mulheres dos partidos do Governo para muitos dos conselhos de administração, não apresentando a maioria deles qualquer currículo que os recomende ou a mínima experiência no sector. A sua falta de competência é na generalidade gritante, mas vem-se consumando a corrida aos "jobs for the family", já visível em todas as empresas públicas. A verdade é que rapidamente tudo vai desmoronar-se, como exemplarmente está a acontecer na Figueira da Foz e noutros SA.

Conhecemos a necessidade imperiosa de alterar as regras de funcionamento da nossa administração e em particular do SNS. Há muito a mudar para conseguirmos ganhos em saúde, mas temos a certeza de que, apesar disso, o sector da saúde é o que melhor funciona na nossa administração.

À cultura de serviço público que o molda, é necessário juntar modernos modelos de gestão das estruturas complexas que são hoje as unidades de saúde. Este ministro levantou a bandeira da empresarialização, dizendo com alguma demagogia que com esta metodologia conseguiria um atendimento de qualidade e geriria melhor os recursos. Mas gerir não é, no seu entendimento, estudar as necessidades em saúde e alocar recursos para atingir os objectivos ou rentabilizar os já instalados. Gerir, para o Governo, é reduzir os gastos de qualquer maneira, sem critérios, sem tentar avaliar as consequências. A gestão não está ao serviço das pessoas, mas ao serviço da economia, transformando-se rapidamente numa ideologia, sem valores, sem moral, sem ética.

Na saúde, é perigosa a adopção das leis do mercado como princípio fundamental na modernização e competitividade da prestação, até porque não configura um verdadeiro mercado e está em jogo um dos bens mais sagrados das pessoas.

O sector público tem de dispor da espinha dorsal do sistema (grandes hospitais e centros de saúde estratégicos) para facilmente poder corrigir as distorções e as discriminações. O SNS, que embora seja hoje um mal-amado, é um produto generoso e solidário de várias gerações, certidão de garantia da saúde para os portugueses, e que precisa de ser agilizado para cumprir o papel de motor das transformações e dos avanços científicos.

O Estado tem de ser o regulador e, sem poder de intervenção, a regulação fica prejudicada. Só com um sector público moderno e eficiente se pode fazer uma efectiva regulação. De outra forma, nada nos afiança a equidade tanto no acesso, como nos processos de diagnóstico e terapêutica utilizados, em suma, a qualidade da prestação.

A privatização não é por si uma solução; há bons e maus gestores privados, boas e más empresas privadas. A solução passa por fazer uma correcta análise das necessidades e dotação das administrações regionais com meios para as satisfazer, pela avaliação dos serviços, pela responsabilização dos directores dos serviços, pela criação de incentivos à produtividade e à qualidade. Passa também pela gestão conjugada das várias unidades de uma região, facilitando a referenciação, estudando possíveis complementaridades, aproveitando totalmente as competências e os recursos humanos, gerindo clinicamente os doentes, tendo em atenção as suas necessidades em saúde e pela optimização da relação custo/eficácia dos procedimentos.

A nossa visão do futuro próximo é pessimista, pela possível diminuição da qualidade, com a provável exclusão de muitos estratos populacionais dos cuidados mais sofisticados, com o progressivo definhar do serviço público e a sua substituição por unidades privadas. Sabemos que uma prestação social pode ser feita contratualmente por privados, mas a saúde é um bem em que a qualidade pode ser facilmente mascarada, e os beneficiários do serviço, quase sempre debilitados, não estão em condições para a avaliarem correctamente e, muito menos, reivindicarem melhores condições.

Não há entidade reguladora nem meios para ressarcir em tempo útil danos que a voragem da produtividade vai originar. Só os médicos assumindo a provedoria do doente o podem proteger das discriminações.

A iniciativa privada necessária deve subordinar-se a princípios éticos, pelo que a iniciativa dos profissionais, das IPSS, ou outras entidades com experiência no sector seriam de privilégio. Pretendemos que não se reproduzam em Portugal os erros de outros países. Temos de assumir que há custos sociais a suportar para a dignificação da condição humana.

Presidente do conselho regional do Centro da Ordem dos Médicos

25.2.04

#1

eis um texto publicado no the Atlanta Journal e as consequências que gerou, um monumental engano...

-xx-xx-xx-xx-xx-xx-xx-

Companion Wanted:
SINGLE BLACK FEMALE seeks companionship, ethnicity unimportant. I am a very
good looking girl who LOVES to play. I love long walks in the woods, riding
in your pick-up truck, hunting, camping, fishing trips, and cozy winter
nights lying by the fire. Candlelight dinners will have me eating out of
your hands. I'll be at the front door when you get home from work, wearing
only what nature gave me. Kiss me and I'm yours. Call (404) 875-6429 and ask
for Daisy.


Over 15,000 men found themselves talking to the Atlanta Humane Society about
an 8-week-old Black Labrador Retriever.

24.2.04

#2

a relação que tenho com os poemas de florbela espanca é comparável à que tenho com o Martini - bebi muito de ambos e ambos me deixaram cataplético, dediquei-lhes noites e mágoas... até que. sem dar conta, enjoei e a sua memória passou a trazer-me um misto de nausea e doce recordação.
lembrei-me disto enquanto tentava escrever um post sobre os últimos dias. a palavra alentejo faz-me sempre lembrar as palavras retorcidas da poetisa (sem gelo nem limão), uma inconstância tremenda, sentimentos em ebulição, estradas a derreter, o desejo de água fresca, a sensação de ser o princípio e o fim das coisas.
não consegui encontrar um poema seu que me desse a imagem dos dias que passaram, já que a chuva era tanta.
estou de volta, com o surrealismo revoltado contra a aspereza dos dias.
#1

dou comigo a enviar e-mails a mim próprio...
será senelidade precoce?

21.2.04

#1
chegar a casa com a mala cheia de guias de viagem.
4 dias de pura dedicação ao dolce fare niente... pela planicie alentejana.
volto na 3ª à noite...
desculpem, é suposto ninguém levar a mal.

20.2.04

#2

quando vejo uma peça perdida no passado a encaixar-se, lembro-me que tudo é subjectivo, fico com a sensação de navegar entre a satisfação e a inquietude.
#1

arrepia-me a recordação da adriana calcanhoto a cantar noite.
o coliseu rendeu-se à simplicidade da sua imensidão.
foi em junho. gostei tanto que tive de voltar, duas noites depois.
no final do segundo espectáculo, incendiado pela voz, pelo jogo de luz e pela sede dos dias, aventurei-me pela blogosfera e postei os metrografismos.

19.2.04

#2

espero que a grande viagem de vale e azevedo à soleira da porta do EPL tenha servido, ao menos, para arejar a cela...
#1

a capa da Visão de hoje traz escarrapachado um belo exemplo de educação para a saúde, que deveria ser levado em conta por muito boa gente, em nome de um mundo melhor.
leiam com atenção: o sexo faz bem à saúde.
a quem duvidar desta medicina alternativa eu recomendo: não neguem à partida uma ciencia que desconhecem.

18.2.04

#2

quem não se convence que fumar pode matar que dê uma vista de olhos por aqui
#1

depois de 5 dias a trabalhar freneticamente, tenho um momento de descompressão... sinto-me como se tivesse sido atropelado por um camião e, depois, o meu cerebro tivesse sido metido num shaker...

17.2.04

#4

começo a ficar preocupado...
depois de lhes ter feito o reparao que se haviam esquecido do primeiro aniversário do 15 de fevereiro, hoje falei da absolvição de Aveiro antes do barnabé
o metrografismos estará à beira de se tornar num blog de referência?

#3

acabou o julgamento de aveiro, essa vergonha para a democracia e para a consciência.
apesar da absolvição de tod@s @s arguid@s, fica a ofensa, a humilhação e a avaliação moral a que foram submetid@s aqueles homens e, sobretudo, aquelas mulheres. dúvido que o tempo seja suficiente para sarar uma ferida que, em nome da justiça, se abriu ainda mais.
já é tempo de se assumir esta realidade, de implementar medidas que diminuam a opção pelo aborto e de permitir que quem por ele opta o possa fazer em dignidade.
é também tempo de quebrar o tabu da sexualidade, de olhar com outros olhos os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, de acabar com este moralismo hipócrita.

#2

quando, inesperadamente, te encontrei nas escadas do metro, vinha concentrado no som de uns passos (de dança) que dissonavam da cadencia mecanica da multidão.

16.2.04

#1

não é todos os dias que se recebe um elogio de uma simpática...

Senhor Metrografista,
mais uma voz que se junta ao coro de protestos por não ter comentários
no seu blog.
Só mesmo o LINDÍSSIMO poema "Imagina que há uma guerra" para me fazer
enviar-te um comentário via mail.
Adorei - em beleza e simplicidade, achei mesmo...

Um beijinho,
C

15.2.04

#1

Imagina que há uma guerra

Imagina que há uma guerra
e não vai ninguém,
que nos encontramos todos
numa esquina ou
no jardim mais bonito desta cidade
para celebrar
uma guerra vazia,
para brindar aos mortos
que não morrerão
e às bombas frustadas

Imagina que há uma guerra
e não vai ninguém
que a arrogância dos discursos
se redime nas espingardas caladas
e que em nosso nome
não se alimentará
um ódio que não é nosso


andré, escrito há um ano
#1

Em nosso nome não

apesar dos meses de organização, só esperavamos, no máximo dos máximos, 20 mil pessoas na rua.
quando cheguei ao largo do camões nem quis acreditar no que via: não havia espaço para mais um ovo! todas as ruas de acesso se enchiam com um massa humana gigantesca, colorida e alegre por estar alí à luz do sol. homens e mulheres, velhos e graudos, crianças, bebés, crentes e ateus, figuras públicas, ilustres anónim@s, estudantes, reformados, operários, doutores, bandeiras partidárias e sindicais, cartazes e faixas feitos de improviso por quem nunca experimentara o protesto, imaginação e esperança.
seriamos 50, 80, 100 mil? no mundo teremos sido uns trinta milhões a gritar em sintonia: Em nosso nome não!
um mês mais tarde, vimos, nas lajes, o cherne a lamber (mais uma vez) as botas a bush. Com medo do protesto, foram ao canto mais isolado da europa para assinar a guerra. nem assim se livraram de uma manif de 500 convictos pacifistas (eu estava lá, por acaso). a magoa d@s açorean@s é indescritivel...
Em nosso nome não!
não conseguimos parar a guerra, mas fizemos o mundo suspender a respiração enquanto via nascer, nas ruas, aquilo a que o new york times chamou a nova superpotência.
mostrámos aos senhores da guerra, aos bushs e aos sadans, aos tonys e aos bins, que entre o preto e o branco, existem as cores da tolerância, existem os sonhos de outro mundo, um mundo diferente, outro mundo possível. dissemos-lhes...
Em nosso nome não!
foi há um ano, em lisboa e no mundo.

13.2.04

#2
acrescentei algumas novidades ao template, não digam nada a ninguem!
bom fim de semana
#1

Out of time

Where's the love song to set us free
Too many people down
Everything turning the wrong way round
And I don't know what life would be
If we stop dreaming now
Lord knows we'd never clear the clouds

And you've been so busy lately that you haven't found the time
To open up your mind
And watch the world spinning gently out of time
Feel the sunshine on your face
It's on a computer now
Gone to the future way out in space

And you've been so busy lately that you haven't found the time
To open up your mind
And watch the world spinning gently out of time x 2

Tell me I'm not dreaming
But are we out of time
We're out of time
Out of time (x4)

Blur, think thank

12.2.04

#2

a prova de que há vida inteligente fora da terra



#1

torcicolo…
dói só de pensar.
ainda não descobri se é no trapézio ou no esternoclidomastóideo, mas o facto de ser à direita deve querer dizer alguma coisa.

11.2.04

#4

NATO happy to ignore explosions in Afghan opium output, says Russia

título retirado do jornal Britânico The Guardian, 9 Fevereiro 2003

e, no primeiro parágrafo da notícia, podemos ler:

«A Nato está a fechar os olhos ao florescente mercado do ópio no Afeganistão para assim garantir o apoio dos senhores da guerra, no sentido de manter a segurança no país, afirmou o ministro da defesa Russo.»

o resto do texto é uma resposta exemplar à pergunta: a quem serve a guerra?
#3

e que tal um jazz vindo directamente de new orleans?

WWOZ New Orleans Community Radio
Your Jazz and Heritage Station


esta é uma ideia roubada ao senhor carne.

#2

lá dizia o outrro: oh meux amigox... jejejejejeje

Ai o Sexo!...
Por JOAQUIM FIDALGO
Público, 11 de Fevereiro de 2004

A senhora secretária de Estado da Educação e militante do PP, de sua graça Mariana Cascais, é um espanto. Por exemplo, ela acha que a lei que preconiza, desde há 20 anos (!!!), a obrigatoriedade da educação sexual nas escolas portuguesas está a ser cumprida. Deve ser a única pessoa a pensar tal, mas lá terá as suas razões. Ainda assim, admite que é necessário proceder a algumas mudanças e está a tratar disso. Por acaso, uns deputados do PSD - partido que faz coligação governamental com o PP - também estão a tratar disso, e por acaso com perspectivas muito diferentes das da senhora secretária de Estado da Educação...

Mas Mariana Cascais é uma verdadeira liberal, por pouco que pareça. A senhora disse, em entrevista ao "Diário de Notícias" do último domingo, esta coisa espantosa: "Se eu quisesse, não havia educação sexual." Tal e qual. Lendo a elucidativa conversa que teve com as jornalistas, percebe-se bem o sentido daquela afirmação. É algo do género "vocês estão para aí a sugerir que sou retrógrada e conservadora, que tenho umas ideias um pouco fechadas em relação à educação sexual nas escolas, mas não, eu até sou muito aberta, e a prova é que até vai haver alguma educação sexual nas escolas, sim, alguma, portanto não me acusem, até porque sou eu que mando e, se eu quisesse, nem sequer se falava dessas... ah... 'coisas' nas nossas escolas". Estão a ver como ela é aberta, moderna e "práfrentex"? Ela, que é "dona" da educação em Portugal; ela, que manda nas escolas a seu bel-prazer; ela, que podia perfeitamente, "se quisesse", riscar a educação sexual dos programas, mesmo havendo uma lei da República que a tornou obrigatória; ela, sim, vai generosamente permitir alguma abordagem dessas... ah... 'coisas' nas aulas!

Mas atenção, tem tudo de ser científico, neutro e prudente. Não se pode, por exemplo, ir para uma sala de aula mostrar como é que se coloca um preservativo, essa modernice que se faz em algumas escolas estrangeiras. Não, nós "temos uma mentalidade muito retrógrada", garante a senhora (que bem deve saber do que fala...). Para ela, talvez se possa falar do preservativo, mas pouquinho e como algo de excepcional, algo que só "os outros", os "que se portam menos bem", precisam de usar. Porque o importante é os meninos e as meninas aprenderem os valores da abstinência pré-matrimonial e da fidelidade conjugal a um só parceiro (e isto é que é ser neutro...). Mais nada! Se sabem para que serve um preservativo, e se até aprendem as técnicas do seu uso correcto, às tantas vão pôr-se todos para aí a utilizá-lo de manhã à noite... Sim, que a educação sexual é nisso que dá: num regabofe sem parança, numa promiscuidade a todo o transe, numa pouca-vergonha!

E eu que julgava que educação sexual era para os jovens estarem bem informados de tudo (mas informados mesmo, clara e concretamente) para depois poderem decidir, com liberdade responsável, como querem conduzir a sua vida, por exemplo sabendo os riscos que correm e sabendo também como evitá-los... Há-de ser giro ver a senhora secretária de Estado da Educação discutir estas matérias com os colegas sociais-democratas da coligação!
#1

Amigo, perdi o caminho. Eco: o caminho prossegue.
Há outro caminho? Eco : o caminho é só um.
Tenho de reconstruir o trilho? Eco: está perdido, desapareceu
Para trás, tenho de caminhar para trás! Eco: nenhum caminho vai lá ter, nenhum.
Então farei daqui o meu lugar, Eco: (a estrada continua)
Permanecerei imóvel e fixarei o meu rosto, Eco: (a estrada avança)
Ficarei aqui, ficarei para sempre. Eco: nenhum se por aqui, nenhum.
Não consigo encontrar o caminho Eco: o caminho prossegue.
Oh, os lugares porque passei! Eco: essa viagem acabou.
E o que virá por fim? Eco: A estrada prossegue.


Edwuin Muir

10.2.04

#1

Bruno Bozzetto, já ouviram falar?
entre outras coisas, é um ás a utilizar flash como meio de suporte na dificil explicação das ideossincrasias culturais italianas.

9.2.04

#4

uma dia destes, uma colega viu-me a tirar umas notas no meu caderninho e comentou:
- tens um moleskine!
- moles kê?
- moleskine, esse caderno na tua mão é um moleskine, é famoso em todo o mundo.
não liguei muito à história, para mim era só um caderno preto de que gosto muito porque me foi dado por uma amiga italiana com a recomendação de nele deixar esquiços das viagens.
moles... kê?
ontem descobri o mistério que o tal kê guarda.
afinal, o "caderninho preto", que até tem um papel fino demais para canetas de tinta e uma estrutura pouco recomendada a quem gosta de fazer up grades às memórias escritas, é um objecto de culto de viajantes, artistas e escritores - entre os quais luis sepulveda. parece que as suas dimensões reduzidas (tamanho de bolso), as suas folhas brancas, o elastico que o fecha e a sua discrição lhe deram estatuto de companheiro indispensável de quem anda por aí a vaguear.
tem piada a história, dá-me vontade de ir novamente em busca de outros ares.
#3

será que, nos casos de violação do segredo de justiça, os "movimentos de defesa da vida" também apoiam a gravidez levada até ao fim?
#2

«Se eu quisesse não havia educação sexual»

Mariana Cascais (Secretária de Estado da Educação), em entrevista ao dn de ontem


para que não haja enganos: a educação sexual é um favorzinho que esta amiga nos faz...

8.2.04

#1

finalmente encontrei um disco que, nos últimos 4 anos, tanto procurei. chama-se a janela, foi gravado (em parte) na cidade de lisboa e ganhou lugar no panteão das raridas. é o único albúm a solo conhecido de chris eckman, o vocalista dos the walkabouts.
vale bem a persistência
#2

hoje levantei-me cedo para realizar um sonho antigo: visitar a fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva.
aproveitei a exposição das litografias que Henri Matisse fez para ilustrar as cartas portuguesas de Mariana Alcoforado, para me perder por dois espaços que se complemetam nas cores e perspectiva: o jardim da mãe de água, sorrindo para uma lisboa soalheira, e a colecção permanente da fundação.
o trabalho do artista francês vale pela simplicidade com retrata Soror Mariana Alcoforado (1640-1723) - que viveu no Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja. Por volta de 1665 conhece o Marquês de Chamilly, que chega a Portugal integrando as tropas francesas que vêm ajudar nas campanhas da Restauração. Seduzida pelo Marquês, escreve-lhe cinco cartas quando este regressa a França.

pergunto-me como é que tenho conseguido andar a metrografar pelo mundo e nunca ter ido a um sitio tão perto de casa?
#1

uma nova pergunta é a melhor das respostas

7.2.04


Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

(...)

chico buarque, in tanto mar

6.2.04

fim de semana a chegar.
estou embriagado por uma mistura de cansaço e um desejo irreprimivel de sol.
até já

5.2.04

#3

recebi o mail que aqui passo a reproduzir.
vou pedir aos meus advogados uma análise atenta dos seus conteúdos.

--XX--XX--XX--

Viva Metrografista

Serve este mail para falar de comentários
Sempre que aqui venho deparo-me com a (para mim) incómoda situação de
ter de enviar um mail se quiser comunicar algo a VExa.
Para mais, a minha ideia fica entre VExa e a minha pessoa, com todo o
empobrecimento de ideias que isso acarreta para a humanidade.
Para mais ainda, é (como já disse algures) algo larilóide enviar mails
a gajos...
Ainda para mais, é egoísta ir mandar postas nos comentários dos outros
e não deixar q mandem no seu blog...
Não o apelido de fascizóide, pq os conteúdos do blog assim não o indiciam, mas a inexistência de comentários é em sim mesmo uma atitude fascista.
Você n usa um bigodinho minusculo, por acaso, não?
Fale c a sua irmã japonesa e democratize o blog!

Tenho dito

ginger ale

(aka padeira de Aljubarrota)

#2

o povo americano está chocado com meio top less que a garota jackson fez na final do superball.
para lá do pormenor da estrela de xerife, não vi mais nada de chocante naquelas imagens... mas as sensiveis almas dos sobrinhos do tio sam ficaram muito constrangidos, talvez com a curvatura e a delicadeza da pele clara da intimidade de janet.
por causa disto, a entrega dos gramys será transmitida com alguns minutos de atraso... não vá aparecer outra estrela de xerife ou um novo michael moore a gritar: shame on you mister bush!
dá-me ideia que esta gente anda com a atenção focada nos motivos errados.

4.2.04

#1

a C trouxe-me de volta a dEUS.
ouvi, numa espécie de redenção, parte da banda sonora da minha vida.
theme from thurnpike (in a bar under the sea, 1997), por exemplo, traz consigo a memória de um carro de janelas abertas a cruzar um entardecer alentejano.

palavras dos senhores:


He went to the bottom, put his soul on fire

New Jersey Turnpike riding on a wet night

Maybe he got the rhyme
Maybe he got the eyes
Maybe he got the time counterclockwise

Yeah...
He said... He said...

New Jersey Turnpike riding on a wet night

Maybe he got the song
Maybe he got the size
Maybe he got it wrong counterclockwise

Yeah...
He said: "No more loud music"


3.2.04

#2
conta Luis spulveda que, de cada vez que um facho morre ou é metralhado nas ruas de santiago do chile, ele abre a melhor garrafa de vinho que encontra e bebe pela memória d@s que cairam nas garras de pinochet. uma noite chegou mesmo a faze-lo com água, à falta de bebida mais requintada.
lembrei-me desta história ao saber da morte de kaulza de arriaga, um facho sanguinário da nossa ditadura. é com satisfação que ergo a minha taça, estes podem cair que nem tordos em dia de caça, não fazem cá falta.
#1

"preciso da sua ajuda"
"diga como"
(...)
"quero ajuda para escrever um livro"
"quanto menos ajuda dos outros melhor"
Morel reflecte por instantes
"estou muito acabado"
"é assim mesmo que se escreve"
"eu quero ter certeza de que vou ser publicado"
"essa certeza não pode ter"
(...)
"adianta escrever, se ninguém vai ler?"
"adianta sempre."

Ruben Fonseca in O caso Morel

2.2.04

#2

portugal tem meio milhão de casas vagas.
cerca de 29 mil familias vivem em condições sub-humanas.

informação retirada do público de hoje

afinal parece que a construção civil e a especulação imobiliária mandam mesmo neste país!
face à barbaridade dos números, há uma velha frase, tão famosas no PREC, que me vem à ideia:
tanta gente sem casa, tanta casa sem gente
#1
fui ver, entre 239 pipoqueiros de sábado à tarde, lost in translaton, de Sofia Copolla.
o titulo da versão portuguesa - o amor é um lugar estranho - não é muito feliz, mas, tal como adivinhava, este é um filme de doce solidão, tendo a realizadora conseguido criar o ambiente de inquietante graciosidade que já ensaiara em as virgens suicídas.
dois seres perdidos na tradução dos dias encontram-se em tóquio. por entre signos e manifestações pós-modernas, acabam por tecer entre eles uma fina rede de cumplicidades e fazer, cada um pela sua bússola, um pouco do trilho da vida em conjunto.
há sempre alguém, nos sítios mais improváveis, que está em sintonia connosco, Copolla mostra-o de uma forma simples.